Natal na Rússia
A conexão da Rússia e o ocidente através da fé cristã.
С Рождеством!
Diferentemente das tradições ocidentais, os russos celebram o Natal em 07 de janeiro, baseando-se no calendário juliano e nos costumes da Igreja Ortodoxa, instituição que desempenha um papel histórico e cultural importantíssimo na Rússia.
Essa divisão entre a igreja cristã do Ocidente e do Oriente ocorreu em 1054, num evento chamado Cisma do Oriente.
A igreja ocidental passou a ser dirigida pelo Papa, enquanto as igrejas orientais passaram a ser dirigidas pelos Patriarcas.
Enquanto festejamos o Natal em apenas dois dias no ocidente, as celebrações na Rússia começam no dia 06 de janeiro, véspera de Natal e prolongam-se até o dia 19 de janeiro. Nesse período, chamado de epifania, os russos se envolvem em diversas atividades, como a ceia natalina, que é servida por pratos típicos como о pirog s myasom (torta recheada com carne), kholodets (prato gelatinoso de carne), vinegret (salada feita com beterraba, batata, cenoura, etc.), acompanhado de bebidas russas.
Antes de ceia, as famílias russas fazem uma oração e cobrem a mesa de branco.
Além da ceia, os russos fazem diversas programações de natureza religiosa, as mais comuns são a missa natalina, a apresentação de fantoches, representando o nascimento de Jesus Cristo; incluindo também um pouco de superstição, como as adivinhações (por exemplo, os camponeses tentam descobrir a data da colheita e as solteiras tentam descobrir o nome do futuro noivo).
Embora celebrado em datas distintas, é possível notar uma grande convergência entre o Natal no ocidente e na Rússia – ceia, missa, cânticos natalinos, etc. – além da crença no nascimento de Jesus, sua divindade, seus valores e sua missão messiânica. Isso prova, que mesmo distante, a Rússia compartilha de tradições e costumes semelhantes aos do Ocidente.